“Da mais profunda cova, clamei Teu nome. Da mais profunda cova, clamei a Ti, meu Senhor. Eu sei que o Senhor não nos dá fardos que não possamos suportar! Mas, Senhor, eu não tenho tanta força. Senhor, me ajuda! Vem ser minha força. Eu preciso de Ti!

São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo… Sou grata a Ti por tudo o que vens me proporcionando, mas há  momentos em que o processo se torna mais difícil.

Qual o motivo de tantas provações? O que o Senhor quer de mim? O que quer me mostrar? Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! Eu preciso de Ti”

Essa foi a oração que fiz durante uma madrugada, quando meus ombros pareciam pesar 3 toneladas devido a tantas preocupações.

Ao longo de 2022 passei por algumas mudanças que me atribuíram muitas responsabilidades ao mesmo tempo.

Sim, o Senhor não nos dá fardos que não podemos carregar. Mas, por vezes, Ele permite determinadas situações por conta da nossa teimosia! Insistimos tanto que algo é o melhor para nós que, às vezes, o Senhor nos dá, para que possamos ver que realmente não era bem assim. 

E comigo não foi diferente! Insisti tanto em determinadas coisas, que o Senhor me deu. 

Comecei a me sufocar! Ansiedade, medos, desânimo e frustrações  passaram a fazer parte dos meus dias. Eu estava sendo a própria vilã da minha vida. Mais uma vez as prioridades foram trocadas! Priorizei minha subsistência e fui deixando o Senhor de lado. Porém, tudo o que temos e somos vem Dele. 

Até que comecei a dizer ao Senhor: “Senhor, mantenha tais coisas até onde Tu achares que deve”. Ele começou a ir tirando o que eu julgava ser essencial! Até brinquei com alguns amigos, dizendo que eu era a versão atualizada de Jó. Passei de uma pessoa que dormia cerca de 2h por noite para dar conta das obrigações, para uma pessoa que tinha livre as 24h do dia. 

Pensei: “nossa, agora vai dar tudo certo, vou poder relaxar, descansar… Agora meu 2022 vai começar a dar certo!” (Já estávamos nos últimos meses do ano). Estava tudo bem, até o momento em que as estruturas foram novamente abaladas! É “engraçado” que nunca é uma coisa só. Parece que tudo desanda de uma vez só!

Foi com esse cenário que, enquanto ouvia alguns louvores para desestressar a mente, comecei a abrir o jogo com Deus. A única frase que saía da minha boca era: “Senhor, me ajuda, por favor!”. Enquanto repetia essa frase, os louvores iam falando comigo, as letras eram claras ao falar  que o Senhor estava no controle de tudo, que Ele é meu socorro, minha esperança, minha força, meu escudo, amparo e meu confidente. Lembrei de uns dos versículos que mais amo (2 Co 4:7-16) e i abri o devocional do celular para abrir a Bíblia que tem nele e poder ler os versículos.

Sempre que abro o app do devocional tem uma frase de encorajamento e a frase da vez foi uma de Max Lucado: “Ninguém pode orar e se preocupar ao mesmo tempo”. Seguindo com o devocional, li um trecho baseado em Atos 16:23-34 que dizia: “não temos que enfrentar nossos desafios sozinhos, podemos direcionar nosso desespero e angústia em orações de louvor. Somos chamados a adorar quando nos sentimos derrotados, não apenas quando estamos otimistas. O louvor pode quebrar correntes se não deixarmos que as correntes quebrem nosso louvor. Como Paulo e Silas presos, nossas circunstâncias podem nos impedir de mover nossos pés, mas ainda podemos levantar nossas mãos.”

O Senhor quer estar junto de mim e de você em todas as etapas da nossa vida, e nos deixou meios para nos ajudar no processo. Me alimentou com Sua palavra, me acalentou com louvores selecionados, me mostrou o que Ele queria e me ajudou a entender o motivo de algumas situações. Clamei por ajuda e Ele me ajudou, assim como faz nos 365/366 dias do ano, independente da minha situação!

Deus é Deus e Ele continuará sendo Deus. Ele continuará sendo Deus quando tudo for bem e quando as coisas aparentam estar dando errado.

Sei que tem horas que parece que não vamos aguentar, mas lembra que Cristo é tua força. Não dependa de você, dependa Dele. Ele passa contigo por todos os vales! Confie e desfrute da graça que é encontrar consolo, alívio e paz Nele!

Abaixo estão os versículos que mencionei lá no começo do texto como sendo uns dos que mais amo:

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4:8,9, NVI).

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4:16-18, NVI).

Que você lembre todos os dias que é o Senhor quem sabe os planos que Ele tem para você, e que são planos de te fazer prosperar e não de te causar dano. São planos de te dar esperança e um futuro! Quando O chamamos e nos colocamos  diante Dele em oração, Ele nos ouve. Ele não se esconde de nós! Basta O procurar e O acharemos disponível para nós! (Jeremias 29:11-14, NVI).