Chegamos ao último post da série Vida Social e nós, do Blog Eu Vos Escrevi, esperamos ter ajudado vocês nas questões práticas do cotidiano, como lidar com as situações e como reagir de maneira proativa no ambiente em que vivemos.

O tema de finalização dessa série será sobre nosso relacionamento com Deus.

Como tem sido seu relacionamento com Deus, jovem? Qual o seu grau de intimidade com Ele? Em quem você tem confiado como seu melhor amigo? Será que seu grau de confiança em Deus é como o da menina balançando na imagem?!! Reflita.

Afinal, o que é um relacionamento?!

É ter comunhão, envolver-se com alguém ao ponto de compartilhar experiências. É aprender com o outro.

E hoje? Quantos relacionamentos você sustenta, jovem? Como vimos nos textos anteriores da Série Vida Social, podemos estar rodeados de amigos, dos irmãos da igreja, da família, mas qual desses relacionamentos você tem priorizado na sua vida?

Assim como nós, seres humanos, temos as pessoas certas para nos abrir, contar nossos segredos, Deus também sabe em quem confiar, para quem Ele pode revelar sua vontade. Infelizmente, a maioria das pessoas tem priorizado pessoas em detrimento de Deus. Preferem contar seus desejos e vontades aos seus amigos a contar a Deus.

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl 25:14)

Muitas vezes podemos nos encontrar na seguinte situação: temos muitos amigos, uma família maravilhosa, uma ótima condição financeira, mas ainda assim, não nos sentimos completos. Temos tudo, mas nada nos preenche.

Mas aleluia, jovem! Deus nos criou para glorificá-Lo e ter um relacionamento com Ele! Ele nos fez não de qualquer maneira, mas à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26a). Após Deus ter criado o homem, Ele viu que isso era muito bom (Gn 1:31a). Que valor temos para Deus! Ó Senhor Jesus.

Ao nos criar, Ele não disse: “Haja”, mas Ele soprou em nós o fôlego de vida. Ele introduziu em nós algo que veio Dele! Que grandiosidade, jovem! Percebe o quanto Ele nos ama?

“Fala o Senhor, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.” (Zc 12:2b)

Deus nos criou para contê-Lo. Assim como a luva cabe na mão, o sapato cabe no pé, assim é o ser humano: Deus cabe em nós!!! “Mas Mari, como Deus, com sua grandiosidade, pode caber dentro de mim? Como eu posso expressá-Lo?” Através do nosso espírito. Lembra que Ele soprou a vida Dele em nós? Temos o elemento de Deus em nós, por isso podemos contatá-Lo onde quer que formos. Somos um com Ele!

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele.”  (1 Co 6:17)

Já vimos que a vontade de Deus é de se relacionar com o homem. Mas agora vamos lá: Como o homem consegue obter a intimidade com Deus? O que é preciso fazer?

3 ferramentas para ter mais intimidade no relacionamento com Deus.

1. Buscá-Lo através da oração

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mt 6:6

É necessário termos uma vida de oração. Esse é um dos principais itens de uma vida cristã vitoriosa. Precisamos ter nosso momento a sós com Deus.

E você, jovem? Qual foi a última vez que você teve uma comunhão íntima com Deus? Com que frequência você busca o Senhor através da oração? Alguns podem dizer: “Ah! Faço tantas coisas que não tenho tempo para Deus.”

JOVEM! NÃO SE ENGANE! 

No mundo em que vivemos de fato não temos tempo para nada, vivemos com a rotina cheia, lotados de afazeres, muito estudo e trabalho. Mas e quando você estiver casado e com filhos? Acha que você terá mais tempo de orar?

Não! Pelo contrário, em cada fase da nossa vida temos situações que nos sufocam e nos impedem de contatar Deus. O curso deste mundo é fazer com que não tenhamos tempo para orar. Mas, que tal acordar mais cedo e dar prioridade ao Senhor? Não temos um horário para tudo que fazemos? Separe um tempo para Deus, jovem! Ele quer te ouvir e deseja ser seu amigo.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.” (Tg 4:8a)

 (Se você ainda não leu, indico a leitura dos textos: Flechas da Vitória , Antes de tudo…Oração e A oração de Ana)

2. Buscando-O através da Palavra

Já vimos em textos passados que a leitura da bíblia é essencial. Precisa ser algo diário.

Mas Mari, só orar não é o suficiente?!”. Orar é importante, mas não é tudo.

Como podemos orar se não conhecemos as vontades do Senhor? Como podemos tocar na vontade Dele? Somente pela palavra! É necessário também termos uma leitura bíblica diária.

Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo.” Rm 10:17

Deus se revela a nós por meio da palavra. Assim como nosso espírito clama pela pessoa de Jesus, ele também clama pela palavra. Como pregaremos, se não estivermos revestidos da palavra?

No evangelho de Mateus, capítulo 4 é dito que Jesus foi tentado pelo diabo. Mas como Ele conseguiu derrotá-lo? Lutando? Desferindo golpes no ar? Não! Jesus venceu o diabo pela palavra.

Aleluia, jovem! Que você possa amar a palavra de Deus! “Mas Mari, não entendo nada do que a bíblia diz, o que eu faço?!” Temos os livros espirituais, que nos ajudam na compreensão, com bases bíblicas, nos direcionando a compreensão da palavra de Deus.

(Se você ainda não leu, indico a leitura dos textos: Lendo a Bíblia em 1 ano Como conhecer a vontade de Deus?)

3. Invocando-O durante todo o dia

Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Rm 10:13

Invocar é uma experiência maravilhosa! Como foi a sua última experiência com o invocar, jovem? Assim como o oxigênio é necessário para nossa vida física, invocar traz vida ao nosso espírito e através disso podemos contatar Deus e torná-Lo nosso melhor amigo.

Não podemos nos contentar em invocá-Lo apenas quando nos levantamos, mas também em todos os momentos do nosso dia. Quando invocamos, declaramos que dependemos Dele, que confiamos totalmente Nele. Que tal fecharmos os nossos olhos e invocarmos do mais profundo do nosso ser? Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!

(Se você ainda não leu, indico a leitura do texto: A Academia de Deus e Seus 5 Exercícios Principais).

Relacionamento com Deus: Conclusão

Ao praticarmos essas 3 ferramentas: Oração, Palavra e Invocar, podemos experimentá-Lo de uma maneira nova. Não como o “Deus dos nossos pais”, mas como o nosso Deus! Uma vez que tocamos nessa intimidade com Ele, não O trocaremos por nada porque reconheceremos o verdadeiro valor que Ele tem na nossa vida.

Quando escolhemos Deus, acima de tudo e todos, Ele se sente honrado por nós! Que tal, jovem, a partir de hoje, você ser o motivo da alegria de DEUS? Assim como Ele nos escolheu, hoje precisamos ser decididos por Cristo e escolhê-Lo todos os dias, a cada momento.

“…A alegria do Senhor é a vossa força.” (Ne 8:10c)

Jovem, Ele te ama! Valorize esse Deus que há em você e contate-O! Tenha um viver próximo a Cristo. Queira ser íntimo Dele. Hoje é um privilégio ser instruído por Deus. Não perca mais tempo. Se relacione com Deus intimamente.

“Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher.” Sl 25:12

(Se você ainda não leu, indico a leitura do texto: Separar tempo para a comunhão com Deus).

Jovem, que tal orarmos juntos?

Leia o parágrafo abaixo como se fosse sua oração:

“Senhor, reconheço que sou falho(a). Dependo de Ti. Toda minha vida é vã sem o Senhor. Me perdoe pelos momentos que te neguei, te deixei de lado. Quero um novo começo. Quero ter um relacionamento íntimo contigo. Não te quero somente como um Deus que está nos céus, mas um Deus que habita em mim. Quero o Senhor como a minha companhia. Quero te contar meus segredos, te revelar meus sonhos e necessidades. Jesus, te amo! Te declaro como meu melhor amigo e Salvador. Me use como um limpo canal. Estou aberto(a) a Ti! Amém.”

“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” Jó 42:5

E agora? Qual será sua visão diante do mundo que te cerca?

Acredito que você não mais agirá independente de Deus, mas buscará comunhão com Ele antes de cada decisão. Viva por fé, jovem! Não se apoie nas suas amizades, na sua família, na quantidade de seguidores nas suas redes sociais, na sua inteligência, no seu diploma, na sua condição financeira… Se apoie em Deus!

“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Sl 37:5

Perai que ainda não terminou!!! Que tal declararmos nosso amor pelo Senhor através do Hino Achei um grande Amigo?!

 

Se você gostou do texto, lembre-se de compartilhá-lo nas suas redes sociais com seus amigos. Há jovens, irmãos e irmãs que podem se beneficiar desse post.

Além disso, queremos saber sua opinião a respeito deste texto, por isso, deixe seu comentário abaixo. Conte-nos como essas três ferramentas influenciam seu relacionamento com Deus. Ou comente a frase que você mais gostou. Tenha liberdade. Lemos todos os comentários e respondemos sempre que possível. Esperamos sua participação.

Acesse também outros posts da Série Vida Social:

[su_slider source=”taxonomy: post_tag/369″ link=”post” target=”blank” width=”720″ height=”480″ mousewheel=”no”]

Jesus é o Senhor! Até o próximo post 🙂