Você já teve algum problema de conexão? Não, não estou falando sobre internet, mas sobre relacionamentos. Você tem alguém com quem compartilha uma boa sintonia?

Somos seres sociáveis. E foi assim que Deus nos fez: para não viver só (Gn 2:18), mas sim na companhia uns dos outros (Sl 133). O próprio Deus, que é Triúno, é Deus de relacionamento. As três “pessoas” da Trindade se relacionam entre si: Pai, Filho e Espírito. Além disso, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26) e Ele deseja se relacionar conosco também.

Embora feitos desse modo, pode ser que você tenha ou já teve problemas de relacionamentos. Talvez você já tenha se sentido solitário a ponto de dizer que ninguém escuta ou entende você. “Fora da frequência” das demais pessoas, isolado, triste. Se esse é o seu caso, quero lhe dizer que existe uma pessoa que se fez acessível a você: Jesus Cristo! Ele teve um viver humano e pode se compadecer de nossas fraquezas (Hb 4:15). Ele entende você!

Haverá momentos em que teremos de ficar sozinhos, em solitude, mas eles não devem durar muito tempo. Não fomos feitos para o isolamento, mas sim para a comunhão. E o que é comunhão?

Temos um ótimo exemplo em João 10:30, em que Jesus diz: “Eu e o Pai somos um”. Em outras palavras, comunhão é partilhar da mesma coisa. No caso do versículo, podemos dizer que Jesus e o Pai partilham da mesma vida. Estão conectados, sintonizados!

Você pode ser sintonizado a Cristo por meio de invocar o Seu nome (1 Co 12:3b; Sl 145:18): Ó Senhor Jesus! Quem tem Cristo e O invoca não está fadado ao isolamento ou à desconexão. 

Ao crer Nele somos introduzidos em uma nova realidade, pois agora podemos acessar uma nova frequência, a divina, e podemos encontrar o nosso verdadeiro lugar de comunhão: a igreja! Ela é o corpo de Cristo (1 Co 12:27). Nesse corpo há muitos membros, mas todos são apenas um (Rm 12:5). Você pode se relacionar com Deus individualmente, no seu dia a dia, mas também com os irmãos, na igreja, que é a família de Deus (Ef 2:19).

É nesse ambiente que devemos buscar um viver de crescimento mútuo. Por se tratar de pessoas diferentes, é certo que haverá conflitos, desentendimentos e decepções. Isso faz parte do processo de crescimento e não deve desanimar você. Cristo, que é o cabeça do corpo, da igreja, começou uma boa obra e a completará (Fp 1:6). Ele está suprindo seus membros de vida para que todos cresçam até atingirem a plenitude (Ef 4:11-13).

É por meio de um compromisso, um relacionamento sério com Deus e com Sua igreja, que aprendemos mais sobre Ele e sobre nós mesmos. Deus, nosso criador, tem uma visão privilegiada de quem nós somos.

Eu não me conheço verdadeiramente, mas Ele sim. Por isso viver com Deus é também uma jornada de autodescobrimento, pois teremos nossas falhas expostas, a fim de sermos transformados pela vida que Ele mesmo dispensa a nós. 

É dessa união divina que Ele nos convida a fazer parte, ser mais parecidos com Jesus. A cada dia deseje estar mais sintonizado com Cristo e com Seu corpo.