Em Marcos 12:29, o Senhor Jesus, ao ser interrogado por um escriba sobre qual seria o principal mandamento da Lei, respondeu citando uma passagem do livro de Deuteronômio: “Escuta, Israel! O Eterno nosso Deus, o Eterno é um! E amarás ao Eterno, teu Deus, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, e com todas as tuas posses” (6:4-5) (tradução do rabino Meir Matzliah Melamed. A Lei de Moisés, Editora Danúbio. Rio de Janeiro, 1980).

Usei essa tradução rabínica porque foi a tradução mais literal que encontrei. Normalmente as traduções nos dão: “Ouve ó Israel, o SENHOR nosso Deus, o SENHOR é único”. Só que no original hebraico aparece o número “um”, que é “ehad” e não termo “único”, que é “yahîd”.

Interessante notar que a primeira ocorrência de “um” na Bíblia referindo-se a pessoas é Gênesis 2:24  “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois ‘uma só carne” (ARA). Esse “uma” é o “um” corporativo formado por Adão e Eva. 

A segunda referência, e não menos significativa, é Gênesis 3:22a “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como ‘um’ de nós, conhecedor do bem e do mal…” (ARA). Aqui o SENHOR se refere a si mesmo como “um”, e ao mesmo tempo “nós”, ou seja, assim como no versículo anterior há uma unidade coletiva, há uma unidade plural. 

Na sua essência, YHWH (Jeová ou Iavé, o Senhor) é um, mas se manifesta em três maneiras distintas. Mas mesmo assim, continua sendo “Um”!

Em Mateus 19 o Senhor Jesus usa o versículo de Gênesis 2:24 para apontar que Deus reconhece a unidade da aliança conjugal. O apóstolo Paulo em Efésios 5, usando este mesmo versículo, chama essa unidade conjugal de “grande mistério”, não se referindo ao homem e à mulher, mas à unidade de Jesus Cristo e sua igreja.

Aí entendemos o pedido do Senhor Jesus ao Pai em João 17:21: “a fim de que todos sejam ‘um’; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (ARA).

Realmente a tradução do rabino Melamed está correta: “O Eterno nosso Deus, o Eterno é um!” e a partir de sua unidade, um dia a igreja também será uma! Eu quero fazer parte dessa unidade!


Colaboração enviada por Flávio von Glehn Nobre

Envie sua colaboração para o Eu vos Escrevi! Para saber como, clique aqui.