O mundo passa por um momento crítico. A pandemia desencadeou uma crise que abrange diversos setores, tais como a economia, a sociedade e a saúde. Além disso, questões de natureza psicológica como a ansiedade, a depressão e o luto pela perda de pessoas amadas têm trazido muita dor e sofrimento a muitos. Mas, em meio a todo o caos, querido jovem, existe uma verdade absoluta: nosso Deus está assentado sobre o trono e tem o controle de tudo  (Sl 47:8; Is 6:1). Somado a isso, em relação a Seus filhos, Ele tem pensamentos grandiosos e de paz (Jr 29:11; Is 55:8-10). Tal verdade pode ser vista quando Deus, ao ver o Seu povo amado em meio a uma situação difícil, o encoraja a ter esperança e o compara a duas árvores muito especiais, o carvalho e o terebinto, como descrito em Isaías 6:13:

Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.

A perseverança do carvalho

O carvalho é uma árvore diferente de qualquer outra. Em média, ele pode viver de quinhentos a mil anos, alcançando de 30 a 40 metros de altura. Sua aparência é única, caule enrugado, raízes profundas e, mesmo diante do mais rigoroso inverno, não perde suas folhas e vigor. Apesar de apresentar uma aparência sofrida, o carvalho é uma árvore robusta, criada por Deus para resistir a qualquer adversidade. 

carvalho

Em algumas passagens bíblicas, o carvalho aparece como ponto de referência de um lugar onde ocorreu algum evento importante. Isso é visto quando Deus apareceu a Abrão – nesse momento ainda não era chamado Abraão – e lhe fez a promessa diante de um carvalho (Gn 12:1-6a). Depois, quando novamente apareceu a Abraão em Siquém e Hebrom, o encontro também foi próximo a algumas dessas árvores (13:18).

Ao aparecer para esse servo, Deus não o fez diante de árvores frágeis e comuns, como um pé de laranja ou de goiaba, que são facilmente arrancados por uma tempestade qualquer. Por ser resistente, o carvalho foi usado como referência para demarcar o local onde ocorreu o início da formação do povo de Deus na terra.

Dessa maneira, aprendemos com o carvalho que precisamos ser resistentes e perseverantes. Quanto mais afetado pelas tempestades, mais resistente se torna seu tronco e profundas as suas raízes. Mesmo ao ser derrubado, seu toco é difícil de ser arrancado, permitindo que ele brote novamente.

Assim como o carvalho, querido jovem, Deus nos criou para resistir a qualquer pressão e tempestade da vida. Para isso, basta que nos desarraiguemos deste mundo e fixemos nossas raízes no Senhor (Gl 1:3-5).

Amado jovem, que possamos viver a tão grande promessa deixada pelo Senhor a nós que está indicada em Jeremias 17:7-8: 

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

Sejamos referência para essa sociedade trevosa e decaída. Ao permanecermos firmes diante das adversidades, passando por tribulações e sendo aprovados, chamaremos a atenção das pessoas. Nesse momento podemos levá-las a Cristo!

Por manter um testemunho firme diante de nossos familiares e amigos de escola, faculdade ou de trabalho, podemos até ser taxados de religiosos e, de certa forma, excluídos de um grupo. Entretanto, essas mesmas pessoas, quando passam por dificuldades, recorrem àqueles que são referência de Deus em busca de amparo, conselhos e oração. Que você, querido leitor, seja o sal e a luz que o mundo tanto precisa (Mt 5:13-14). Deus conta com você e deseja te usar de uma forma única e especial. 

A fragrância e a seiva do terebinto

Outra árvore resistente e perseverante é o terebinto. Sendo da mesma família do carvalho, é também resistente ao inverno. Em média, seu tamanho é de dez metros e muda sua folhagem apenas na primavera. Uma característica espetacular dessa árvore é sua capacidade de exalar um bom perfume ao ter sua casca ferida. Quanto maior o ferimento, maior o perfume, que por sua vez pode ser sentido a mais de um quilômetro de distância. Além disso, ao perder sua casca, o terebinto libera uma seiva com propriedades medicinais, podendo ser usada como antisséptico, anti-inflamatório e fonte de cura para várias doenças.

carvalho

Dessa forma, aprendemos com o terebinto que os sofrimentos que nos afligem devem gerar em nós um bom perfume. Ao sermos assolados pelas dificuldades inerentes ao viver humano, temos duas escolhas: exalarmos o cheiro de morte, murmurando e nos entregando à autocomiseração ou  exalarmos o bom perfume de Cristo, por meio da perseverança e fé no Pai. Jovem, Deus deseja que de nossas feridas saia cura para as pessoas ao nosso redor, como dito em 2 Coríntios 2:14-15:

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.

Jovens perseverantes como o carvalho e o terebinto

Diante disso, que eu e você sejamos como o carvalho e o terebinto, firmes, perseverantes, que exalam o bom perfume de Cristo e levam a cura aos feridos! Que nossa vida seja um testemunho positivo aos homens daquilo que Deus pode fazer a um pecador frágil e que se volta a Ele. Creia nessa palavra e seja como a árvore descrita em Jó 14:7-9:

Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.

Jesus é o nosso Senhor!


Querido leitor, espero que a leitura deste texto tenha causado impacto em sua vida! Aproveito a oportunidade para convidá-lo a desfrutar da mensagem e devocional que foram utilizados como base deste texto. Acesse:

Mensagem:Perseverante como o terebinto e como o carvalho“, ministrada por Pedro Dong.

Devocional: Semana 1 do “Alimento Diário – Afinal, o que detém o Anticristo? .

Que Deus abençoe você!


Gostaria de agradecer ao Instituto Vida Para Todos e à Editora Árvore da Vida pela divulgação e publicação de palavras de fé, amor e esperança!

Essas mensagens tão preciosas têm dado direção e sentido para minha vida e para a das pessoas que eu amo. Que esse evangelho verdadeiro chegue aos quatro cantos da terra e alcance todos os filhos de Deus!