O viver cristão é composto por vários itens. Para ter uma ideia de sua dimensão, basta consultar a categoria Viver Cristão aqui no site e você verá que existem mais de 50 textos abordando tópicos diferentes. Isso confirma que o viver de um cristão não é apoiado apenas sobre um único ponto de sustentação, mas sim sobre múltiplos pontos de sustentação. A seguir, desenvolvemos esse tema e esperamos que você seja ajudado a ver a sua importância, bem como encorajado a desenvolver mais ainda os pilares da sua fé! Boa leitura.

O que são e como os múltiplos pontos de sustentação se aplicam ao viver cristão?

Pontos de Multipla Sustentação 1

Nosso viver cristão é como um edifício onde você consegue ver os múltiplos pontos de sustentação a partir da fundação. A fundação de qualquer construção é feita assim: 1) abertura de covas profundas que se apoiem sobre a rocha; 2) feitura de pilares de concreto armado com ferro que garantem um apoio seguro e estável para toda a base da casa. Estes pilares para baixo (coloridos na figura) são os múltiplos pontos de sustentação da estrutura física.

Múltiplos pontos de sustentação

As fundações de nossa fé possuem múltiplos pontos de sustentação. São vários pilares lançados profundamente, apoiados sobre a rocha e que garantem a estabilidade de nosso viver cristão; pois se um dos pilares se abala, ainda assim, a estrutura se mantém firme, porquanto os outros se mantêm intactos.

Os múltiplos pontos de sustentação do viver cristãoMúltiplos pontos de sustentação 4

De forma prática, podemos ver os múltiplos pontos de sustentação dentro das práticas espirituais que geram vida (se quiser conhecê-as, leia A Academia de Deus e seus 5 Exercícios Principais). Também podemos vê-los:

• em Cristo: que pode ser comparado à Boa Terra de Canaã, a qual possui incontáveis riquezas;

• na Igreja: que possui inúmeros aspectos;

• na Bíblia: que possui vários livros e lições de fé.

Em relação a esses itens, os múltiplos pontos de sustentação são também como os vários pontos em uma peça de vestuário feita com crochê. Cada ponto coloca um marco e permite que um novo movimento se inicie. De acordo com a forma como esses pontos são espaçados e de onde são colocados, diferentes figuras se formam e o progresso do crochê até formar a peça de vestuário depende disso.

Igualmente, a edificação de nosso viver cristão sadio está ligada à estruturação de nossa fé sobre múltiplos pontos de sustentação, como os que citamos a seguir.

1) A Bíblia é infalível e inspirada por Deus, é Sua revelação escrita ao homem. Por isso, ela é a autoridade máxima em assuntos espirituais.

2) Há um só Deus, incriado, eterno, soberano e todo-poderoso. Embora seja único, Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Senhor Jesus Cristo é Deus conosco, vindo em carne, nascido de uma virgem chamada Maria, por concepção sobrenatural do Espírito Santo. Sua humanidade real jamais diminuiu sua divindade absoluta. Mesmo quando se tornou homem, Ele nunca deixou de ser Deus – era 100% homem e 100% Deus.

3) O Senhor Jesus veio ao mundo para realizar uma obra de redenção por meio de Sua morte em lugar dos injustos e Sua ressurreição gloriosa três dias depois.

4) Todos os homens são pecadores e, por isso, estão debaixo da condenação de Deus. O ser humano só pode ser salvo se crer em Jesus e em Sua obra redentora.

5) A salvação é pela graça divina, e não por mérito humano, e é recebida somente pela fé, não necessitando de boas obras realizadas pelo homem.

6) Todo aquele que se arrepende do pecado, crê no Senhor Jesus Cristo e O recebe como seu Senhor e Salvador está salvo para sempre, seguro pelo poder de Deus, e não pode perder essa condição. A salvação é individual e pessoal, ou seja, ninguém pode tomar a decisão por outra pessoa.

7) O Senhor Jesus voltará em breve para levar Consigo todos os que O receberam como Senhor e Salvador pessoal, e depois disso estabelecerá Seu reino em toda a Terra.

Esses 7 parágrafos anteriores resumem de forma simples alguns dos maiores e mais importantes múltiplos pontos de sustentação do nosso viver cristão.

Valorize os múltiplos pontos de sustentação da sua fé

Múltiplos pontos de sustentação 3

Jovem, você consegue perceber que os múltiplos pontos de sustentação são um mecanismo poderoso de segurança? Esses pontos são todos desenvolvidos sobre a rocha (que é Cristo) e permitem um viver cristão equilibrado. Sem eles sua vida vai ruir. Não estou sendo pessimista, mas sim realista e sincero.

Vi isso acontecer em uma calçada próxima à minha casa, pois ela havia sido construída sem base, sem pilares e sem pontos de múltipla sustentação. O terreno aparentemente duro iludiu o construtor ao ponto de pensar que a calçada não precisaria de pilares. Vieram as primeiras chuvas e a calçada desconectou-se da construção. Rachaduras surgiram e ela deslizou-se sobre a água para longe da construção original.

Jovem, sua vida também é assim. Sua estabilidade vem de um viver cristão equilibrado com a fé depositada constante e frequentemente sobre os vários itens que apresentamos acima (e ainda sobre outros). Quanto mais você fortalece sua estrutura, mais você resiste aos temporais que surgirão em seu viver cristão, pois você forma uma verdadeira rede de segurança!

Valorize os múltiplos pontos de sustentação da sua fé! Eles garantem uma verdadeira rede de segurança para você trilhar a edificação de sua vida cristã com tranquilidade.

Siga firme, lance seus pilares sobre a rocha e desenvolva mais ainda os múltiplos pontos de sustentação da sua fé. Dessa forma, você terá uma base sólida, segura e estável para ser edificado. Acredite, Deus espera ver algo maravilhoso acontecer em sua vida. Ele olha para você e vê o potencial para a construção de uma grande mansão espiritual em que Ele possa habitar e se expressar.

Se o que te impede de construir sua mansão espiritual com tranquilidade e paz de espírito concedida por Deus é a falta dos múltiplos pontos de sustentação, então que tal começar agora a desenvolvê-los? Respire fundo, empodere-se com vida espiritual e mãos à obra!

Jesus é o Senhor! ♕

Se você gostou deste texto, deixe seu comentário abaixo. Isso é muito importante para encorajar nossa equipe voluntária de escritores e colaboradores. Cada comentário positivo é um indício que estamos cumprindo a missão que Deus nos entregou. Por isso, deixe seu comentário abaixo.

Se possível, compartilhe por meio das redes sociais. Certamente várias das pessoas que você conhece podem ser beneficiadas com esse texto. Você também pode enviar esse texto para alguém que você se lembrar. A pessoa ficará feliz e grata, afinal esse texto pode ajudá-la.

Até o próximo post! 😉