Pai querido, Tua palavra diz que assim como não sabemos qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, tampouco sabemos as obras de Deus, que faz todas as coisas (Ec 11:5). Diferentemente dos homens, que gostam de exibir seus próprios feitos, em alguns momentos, a Tua glória consiste em encobrir as coisas (Pv 25:2). Tua forma de agir vai além da compreensão de qualquer criatura pertencente a Ti e Teus caminhos e pensamentos são tão mais altos, que não podem ser esquadrinhados (Is 55:9).

Tu, Senhor, ages de forma invisível aos meus olhos naturais por ter um objetivo único e especial: fazer-me viver por fé (cf. 2 Co 5:7)! Mediante a fé em Cristo fui justificada (Gl 2:16), para que uma vez declarada justa, eu ande por fé (Hb 10:38). A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11:1); sem ela, eu não posso agradar a Ti (Hb 11:6) nem experimentar os milagres que tanto preciso e anseio (cf. Mc 11:22-23).

Paizinho, dá-me comprometimento em meditar em Tua palavra a cada dia, pois essa fé somente chega a mim pela Palavra (Rm 1:17; 10:17). Faça-me permanecer olhando firmemente para o Autor e consumador da fé, Jesus (Hb 12:2a) enquanto ocorre a provação da minha fé, que, uma vez confirmada, produzirá perseverança (Tg 1:3) e a salvação da minha alma (1Pe 1:9). Quero  enxergar as várias provações como motivos para ter muita alegria (Tg 1:2). Eu creio, Senhor, que, uma vez confirmado o valor da minha fé, que é muito mais preciosa do que o ouro perecível, ela redundará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo (1 Pe 1:7). E assim como, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho (Hb 11:2), eu também quero vencer!

Que minha fé esteja em Ti (Mc 11:22) e não em minha capacidade própria. Em vários momentos, o Senhor afirmou estar cuidando de minhas necessidades e sonhos. Por isso, não quero duvidar, por incredulidade, de cada uma dessas promessas, mas, pela fé, me fortalecer e dar glória a Ti (Rm 4:20). Que o uso de minha fé produza obras vivas e úteis a Teu reino (Tg 2:14, 26). Enquanto Tu ages de forma invisível ao meu redor, que eu não me atente às coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas (2 Co 4:18). Não peço a Ti mais fé, mas que eu use a que já tenho, pois, se eu tiver fé como um grão de mostarda, nada me será impossível (Mt 17:20).

Meu Salvador, que a cada passo dado, eu esteja embraçando sempre o escudo da fé, com o qual poderei apagar todos os dardos inflamados do Maligno (Ef 6:16). O diabo é também parte de Tua criação e nem mesmo ele pode entender Teus desígnios e agir invisível. Através da compreensão que a Palavra me traz, vejo que, mesmo opondo-se a Ti, Satanás é incapaz de impedir o cumprimento de Teu propósito. Antes, até mesmo suas vãs e vis tentativas acabam por trabalhar para o estabelecimento de Tua vontade.

Quando Satanás enganou o homem no jardim, pensou que havia frustrado Teu plano. Mas ele não sabia que, antes da fundação do mundo, Teu Filho e Cordeiro já havia sido morto e tirado o pecado do mundo (Ap 13:8; Jo 1:29). Ao entrar em Judas, na tentativa de destruir o enviado, ele cooperou para que a salvação chegasse aos pecadores (Lc 22:3; Hb 9:22b). Ao perseguir ferozmente a igreja primitiva, o Senhor usou as circunstâncias adversas como uma oportunidade de pregar Tua Palavra (cf. At 8:1,4). 

Como um cão atado pela coleira, o inimigo só vai até onde Tu permites. Assim como não avançou um milímetro sequer em direção a Jó sem Tua permissão (Jó 1:12; 2:6), ele também não pode tocar em mim nem nas pessoas que eu amo; não sem que haja um propósito preestabelecido de Tua parte. O destino do inimigo já está selado: será lançado para dentro do lago de fogo e enxofre (Ap 20:10). Por mim mesma, não posso vencê-lo, mas, pela Tua vida, toda a vez que eu lhe resistir, ele fugirá (Tg 4:7).

Sei que enquanto o tempo de minha partida não é chegado, toda vez que Tu me permitires ser lançada no fogo, somente as cordas que me atam a essa terra e me afastam de Tua presença serão queimadas; e mesmo dentro da fornalha, lá Tu, Senhor, estarás comigo (Dn 3:23-27). Toda ardilosa investida satânica não poderá me destruir pois maior é Aquele que está em mim (1 Jo 4:4). Também peço, Papai, que, se alguma perseguição se levantar enquanto completo minha carreira, eu não venha a temê-la, mas que eu seja fiel até a morte, pois sei que receberei a coroa da vida (Ap 2:10).

Arrependo-me, Senhor, de todas as vezes que dei ouvidos ao pai da mentira (Jo 8:44) e questionei Teu cuidado e amor por mim. Que nenhum engano maligno me afaste do único lugar seguro onde posso me abrigar: Teu colo de poder e de amor!

Por fim, grandioso Deus, que eu permaneça crendo que tudo coopera para meu bem. Cada situação, seja agradável ou não, faz-me mais parecida Contigo (Rm 8:28-29). Quem define o meu destino és Tu. Toda maldade que se levanta contra mim – e até mesmo por meio de mim -, Tu podes convertê-la em bênção (cf. Gn 45:5-8). Que até meus erros sejam usados por Ti como a manifestação de Tua multiforme sabedoria. Faça-se a Tua vontade em mim, mesmo quando eu não a entender!

Uma vez que meus passos são dirigidos por Ti, como, pois, posso entender meu caminho? (Pv 20:24). Verdadeiramente, Tu ages de forma invisível! Eu não conheço bem a estrada que está à minha frente, mas descanso, pois conheço bem o meu guia! Muitos acontecimentos a meu redor são confusos e ainda não fazem sentido, mas creio que chegará o momento em que todos os homens temerão, e anunciarão as obras de Deus, e entenderão o que Tu fazes (Sl 64:9).

Estou sofrendo essas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certa de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia (2 Tm 1:12). Confio que Tu sabes que pensamentos tens a meu respeito; pensamentos de paz e não de mal, para me dar o fim que tanto desejo (Jr 29:11). E apesar das adversidades a meu redor, eu sei que meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra (Jó 19:25).

Que minha confiança e fé estejam cegamente depositadas em Ti e se apoiem em Teu caráter imutável, e não nas circunstâncias que vejo com meus olhos de carne. Confio que o Deus que faz todas as coisas está agindo de forma invisível para meu favor e bem! Amém!

Caso você queira desfrutar de alguns princípios importantes sobre a oração, clique aqui.