Afinal, o que é a verdade?

Desde o princípio, a humanidade busca saber exatamente o que ela significa, entretanto, a Bíblia nos dá a resposta: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17).

Esse versículo traz algo objetivo: a Palavra de Deus é a VERDADE. Não está escrito que a Palavra contém a verdade ou que a Palavra de Deus seja quase a verdade. O versículo de João traz uma afirmação: ela é a verdade. Se a Palavra de Deus é a verdade, e Jesus é o Verbo que se fez carne (João 1:14), então Jesus é a verdade.

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).

Diferença entre Verdade e  Verdadeiro

Ser a verdade é uma questão muito diferente de ser verdadeiro. Ser a verdade é ser consistente em relação a todos. Ser verdadeiro é condizer com o que você é hoje dentro da sua realidade. Por exemplo, se você tem uma formação de nível superior, essa afirmação não poderia ser verdadeira quando você era uma criança. Você muda. Você está sujeito a mudanças. Então, pode-se dizer que o verdadeiro é relativo, porém, a verdade nunca será relativa.

Ainda que você seja totalmente verdadeiro, você jamais seria a verdade. Você pode dizer a verdade, viver a verdade, amar ou odiar a verdade, crer ou negar a verdade, mas só Cristo pode afirmar SER A VERDADE.

Viva intensamente a Verdade!

Diante de um mundo tão volátil e instável, tem coisa melhor do que reafirmar ao coração que Jesus é A VERDADE? Ele é o Eu Sou (Êxodo 3:14) desde o princípio e eternamente. Nele não há sombra de dúvidas ou mudança (Tiago 1:17). A mesma palavra que Ele falou a você ontem ou há cinco anos, permanece a mesma e nunca voltará vazia, como é dito no versículo de Isaías 55:11: “Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. 

Nunca se esqueça, querido(a) jovem, que Jesus é a maior segurança que você pode ter nesta terra. Tudo pode passar, mas a Palavra que Ele dispensou a você JAMAIS passará ou mudará (Mateus 24:35). Ele é o mesmo ontem, hoje e será para sempre (Hebreus 13:8). Por isso, viva com intensidade cada palavra que você receber da parte de Deus. Não desperdice nada Dele para você. Se apoie no melhor referencial que você possa ter: a Sua Palavra, pois uma coisa é certa: VOCÊ NUNCA SE DECEPCIONARÁ.

Repita essa oração: “Jesus, ajuda-me a viver com realidade todas as palavras que tenho recebido. Confesso que por mim mesmo não consigo. Por isso, eu Te entrego minha vida, pois desejo ser transformado pela Tua Palavra. Obrigado(a) por ser A VERDADE! Tu és tudo o que necessito! Eu Te amo, ó meu Senhor!

Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. (Salmos 119:89)