Gripes, sinusites, infecções de garganta são algumas das causas que provocam sintomas que podem deixar alguém de cama, sem energia para fazer nada e com sensações desagradáveis de febre e de dor. Durante o tratamento, a saúde do corpo pede atenção. Porém, com frequência, mesmo depois da recuperação total do corpo, a pessoa ainda  pode sentir o mal-estar anterior à doença, pode continuar sentindo que algo está errado em seu interior.

Uma das possíveis explicações para essa sensação é que não basta cuidar apenas do corpo. Na verdade, a saúde precisa ser mais completa porque, segundo a Bíblia, você tem outras duas partes: alma e espírito (1 Tessalonicenses 5:23). Logo, para se sentir realmente bem, você tem de cuidar desses outros dois itens.

Há duas formas de cuidar da saúde: a prevenção e o tratamento. A prevenção existe para evitar que as doenças surjam e o tratamento, para eliminar as já presentes. A ação preventiva mais eficaz para conservar íntegros o corpo, a alma e o espírito é voltar-se para Deus, crer Nele e viver de acordo com Sua vontade.

Voltar-se para Deus é a primeira e mais importante etapa. Isso porque, se você antes olhava para coisas negativas que estão na direção contrária de Deus; então, agora você desiste de fugir Dele, vira-se na direção Dele, corre para Seus braços abertos e abre os olhos para ver quem Ele é. Nesse contexto, o véu é retirado e todas as barreiras do seu coração caem por terra (2 Coríntios 3:16).

Esse é o momento da sua conversão. Talvez você pense que é apenas uma mudança exterior. Não! A mudança é principalmente interior. Corpo, alma e espírito agora estão direcionados para Deus. Isso significa que suas três partes voltam à plena funcionalidade e que seus defeitos agora estão sendo consertados. Seu corpo volta a expressar Deus; sua alma volta a pensar, sentir e decidir conforme o propósito de Deus; e seu espírito volta a ter contato livre com o Espírito de Deus.

Querido adolescente, você já viveu essa experiência? Percebe o quanto é valiosa? Uma vez que você se volta ao Senhor, a mais potente dose de vacina é injetada em você! O Espírito do Senhor entra no seu espírito humano, torna-se um com você, começa a fazer morada e se torna  seu maior e mais forte escudo contra a degradação, o desvio e a desordem que o mal pode provocar em sua saúde (1 Coríntios 6:17, 19; Salmos 5:11-12).

Você deseja ter saúde completa? Sim? Então não espere a doença se instalar. Evite a febre, a dor, a falta de energia e as sensações desagradáveis. Volte-se para Deus, creia de coração e afirme em voz alta para quem quiser ouvir: “Eu acredito em Jesus Cristo. Eu acredito que ele morreu e ressuscitou para se tornar meu Senhor e Salvador. Eu entrego a minha vida para que Ele cuide de mim e me dê a saúde completa” (Romanos 10:10).

Uma versão deste texto foi publicada no Jornal Árvore da Vida (JAV), um periódico cristão mensal com diversas colunas. Clique aqui caso queira saber mais sobre o JAV ou clique aqui para fazer sua assinatura desta maravilhosa ferramenta.