Antes de abordar o tema desse texto, quero recomendar a todos os leitores que leiam o texto “5 modos de sobreviver e vencer quando sozinho na igreja da sua cidade – Série Vida Social (8)”.

Talvez você não entenda o motivo dessa recomendação. É simples: Sou a única jovem no viver da igreja da minha cidade, na verdade, eu era a única jovem. Não sou mais! Por essa razão recomendei a leitura desse texto, pois através de viver os cinco modos de sobreviver e vencer na igreja da sua cidade quando se está sozinho, é que o Senhor Jesus o abençoará com frutos. Sim! A igreja frutificará! Por isso, leia e pratique todas as orientações que estão contidas neste texto para que você tenha um viver cristão saudável!

Brevemente, apresentarei a vocês os cinco pontos de como viver sozinho na igreja de sua cidade:

  • Pela manhã, desfrute do Senhor intensamente;
  • Esvazie-se através da oração pessoal;
  • Ore com a família e/ou com os irmãos;
  • Mantenha comunhão com os jovens de igrejas em outras cidades; e
  • Influencie o ambiente em que estiver.

O resultado dessa prática é o surgimento da necessidade de falar do evangelho de Deus para outras pessoas. É quando Deus acrescentará frutos, pessoas para que cuidemos. Em Mateus 6:33 lemos: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Ao praticarmos esses cinco pontos, estaremos buscando o Senhor em primeiro lugar e os frutos Ele acrescentará!

Então, se você deseja frutificar, consagre-se cada vez mais ao Senhor! Mesmo estando sozinho, é possível!

Conforme praticamos esses pontos apresentados, a vida de Deus que habita em nosso espírito humano vai crescendo cada vez mais dentro de nós e nos tornando maduros para cuidar e ajudar outros a crescerem nessa mesma vida. Através de situações diárias e dificuldades, somos testados por Deus e movidos a crescer em sua vida para obtermos a responsabilidade de cuidar de outros.

O nosso Deus usa o fogo do espírito para nos fazer crescer em vida, nos transformar e limpar nossas impurezas. Para que a sua visão  se abra com respeito a esse assunto, indicarei outro texto: “O fogo do espírito, as impurezas da alma e um vídeo que mudará sua visão!”Leia!

Pode ser que não entendamos exatamente o motivo pelo qual passamos por provações. Muitas vezes achamos que nem mesmo merecíamos passar por dificuldades. Porém, com o passar do tempo, conforme vamos nos comprometendo mais com o Senhor Jesus, percebemos que era necessário passar por todas aquelas coisas, pois por causa delas é que começamos a ter empatia pelas pessoas e saber como ajudá-las nas situações que as sobrevêm.

Jovem, se você ainda é único na igreja em sua cidade, não desanime! Persevere praticando a Palavra de Deus e buscando a presença do Senhor! Sei que não é tão simples e nem tão fácil assim, mas vale a pena! O Senhor recompensará você! Por esta razão quero deixar alguns versículos de encorajamento para você, que estão em 1 Pedro 4:12-16:

“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.”

Então, saiba que se Deus deu frutos a você é sinal de que você cresceu um pouco mais com as coisas pelas quais passou. Existem ocasiões em que exercitamos o amor, a paciência e a convivência com pessoas diferentes. Nós apenas entendemos essas experiências após frutificamos. Assim, percebemos o quanto é necessário passarmos por sofrimentos e aperfeiçoamentos para cuidar das pessoas como o Senhor deseja!

Jovem, o Senhor também quer usar você em Seu plano eterno! Se em sua vida você está passando por alguma coisa que não entende e que até mesmo não ache que é necessário passar, faça como está escrito em 1 Pedro 4:13: “pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo“. Por isso, creia que se você está passando por algum sofrimento, ele é necessário!

Querido jovem, hoje não sou mais a única jovem na igreja da minha cidade, pois coloquei aqueles cinco pontos de como viver sozinho na igreja de sua cidade em prática! Louvo ao Senhor por tal graça! O número de irmãos aumentou na igreja, Deus nos deu mais um casal para cooperar conosco em Sua obra. Portanto, tudo foi necessário: a oração para frutificar, os desafios para manter o cuidado do casal, tanto espiritual quanto humano, insistência, o exercício do amor e da paciência. Esse cuidado nos fez crescer! Crescemos humanamente e espiritualmente! Jovem, só depende de você, se estiver  disposto a deixar Deus trabalhar em sua  vida! Você está?

Jesus é o Senhor!