Enquanto estava na terra, Jesus realizou muitas curas. A Bíblia registra que ao olhar para multidões exaustas, Jesus teve compaixão delas. Neste sentimento, Ele disse que a seara é grande e nos ensinou a orar pedindo por trabalhadores (Mt 9:36-37).
Hoje os dados nos alertam: quanto à saúde mental, há muitas pessoas precisando de cura. No Brasil, acontecem aproximadamente 14 mil suicídios por ano. Ou seja, em média, a cada dia, 38 pessoas tiram suas vidas.
Como foi com o Senhor, nosso sentimento deve ser de compaixão e precisamos orar pedindo por trabalhadores. E mais: nós mesmos podemos nos tornar trabalhadores capacitados para essa grande seara.
Talvez você esteja enfrentando esses desafios ou tenha pessoas à sua volta sofrendo com eles. Pode ser ainda que haja pessoas lidando com essas lutas por perto e você não esteja percebendo. Qual o papel da igreja nesse cenário? Aprenda sobre isso nessa série especial de indicações sobre o Setembro Amarelo:
Série especial do EVE (2020)
“Como ajudar alguém que pensa em suicídio? Com certeza é uma dúvida de muitos.
Como não sentir pesar ao ouvir a confissão de uma alma tão abatida que não consegue mais ver sentido na própria existência?
Contudo, por melhores que sejam suas intenções, por mais verdadeiros que sejam seu amor e piedade, talvez você esteja desorientado sobre O QUE FAZER.
Querido (a) irmão (ã), não se culpe se você não sabe como agir. Esse é um tema ainda pouco falado. Mas você não deve permanecer sem saber o que fazer e pode começar por aqui”.
Link da publicação no Instagram
O que NÃO fazer para ajudar alguém que pensa em suicídio
Querido (a) irmão (ã), em casos de ideação suicida, receber ajuda de profissionais que estudaram e se especializaram para lidar com a saúde mental humana é essencial. Não confunda tal necessidade com falta de fé. Deus nos deu a medicina e a psicologia, usemos em prol da vida.
Guarde: Aconselhamento bíblico (em caso de cristãos) + ajuda profissional.
Os suicídios são reais. Pessoas estão sofrendo, estão morrendo. Não feche os olhos. Você é um instrumento nas mãos do Autor da vida.
Neste post há algumas orientações práticas e iniciais. Se você deseja obter mais informações, procure por profissionais da área e fontes especializadas.
Link da publicação no Instagram
Matar a dor, não a vida
O irmão e psicólogo Marcelino Silva gravou para nós uma mensagem muito importante sobre suicídio.
A intenção da campanha #setembroamarelo é pensar na prevenção ao suicídio e valorização da vida. As estatísticas sobre suicídio são preocupantes, por isso, precisamos aprender e falar abertamente sobre o assunto.
Em casos de ideação suicida, receber ajuda de profissionais que estudaram e se especializaram para lidar com a saúde mental humana é essencial. Não confunda tal necessidade com falta de fé. Deus nos deu a medicina e a psicologia, usemos em prol da vida.
Os suicídios são reais. Pessoas estão sofrendo, estão morrendo. Não feche os olhos. Você é um instrumento nas mãos do Autor da vida.
Link da publicação no Instagram
Dados sobre saúde mental entre cristãos
Você conhece alguém que já passou por algum problema relacionado à saúde mental? Você já passou por algo relacionado? Sabia que cristãos também podem ser afetados por questões de saúde mental? Veja os dados das imagens. Você imaginava que a porcentagem era tão alta?
Se você está enfrentando alguma questão de saúde mental, você não é o único! E se você está bem e não sabia que muitos irmãos seus não estão, está na hora de se compadecer e buscar ajudá-los. Quando um membro sofre, todo o Corpo sofre.
Não fique com vergonha se você não está bem. Você está num Corpo, não é mais apenas um indivíduo, é parte de um coletivo. Como disse o escritor Paul Tripp: “Você não protege a reputação de Deus ao fingir que está bem quando não está. A graça torna possível ter um viver honesto”. Seja honesto com Deus, consigo mesmo e procure ajuda de irmãos sábios que possam lhe orientar biblicamente e lhe ajudar a experimentar o refrigério e consolo de Deus. Se necessário, procure ajuda específica de psicólogos e psiquiatras. Deus também usa a ciência para nos dar cura. Não caia no engano de achar que não.
Para quem conhece pessoas que estão enfrentando alguma luta na área da saúde mental, não haja com base em preconceitos, não creia em tabus. Seja misericordioso, amoroso, cuide de seu irmão (ou irmã) como Cristo cuidaria.
Cristo morreu para que vivamos, não morramos.
Ele quer nos dar vida e vida em abundância.
Os pensamentos de Deus a nosso respeito são de bem, não de mal. E tudo coopera para o bem daqueles que O amam.
Não desista, persevere. Vamos juntos até que todos cheguemos!
Link da publicação no Instagram
Saúde mental | Como a igreja pode construir um ambiente de acolhimento e ajuda
As comunidades são muito importantes para ajudar os que enfrentam lutas na área de saúde mental. Como igreja, somos família de Deus e precisamos nos compadecer e construir um ambiente de acolhimento para ajudar quem precisa.
Essas são algumas formas para cada igreja se preparar coletivamente e auxiliar os que sofrem.
Seja misericordioso, amoroso, cuide de seu irmão (ou irmã) como Cristo cuidaria.
Link da publicação no Instagram
Os textos nas imagens foram adaptados do artigo “Voltando a atenção da igreja à saúde mental”, do Movimento de Lausanne. Acesse o texto completo pelo link:
Voltando a atenção da igreja à saúde mental – Lausanne Movement
ANA STAUT | JesusCopy Podcast
O que fazer quando a dor não parece ser só por enquanto? Nesse podcast, Ana Staut, autora do livro “Fortes e Fracos”, conta um pouco de sua jornada na luta e tratamento contra uma depressão que deu os primeiros sinais quando Ana ainda era somente uma pré-adolescente e cujos sintomas ainda são tratados pela autora no presente. Após mais de uma década de tratamento, ela compartilha sobre a importância da terapia e sobre as conversas e respostas que teve de Jesus ao longo desses anos, a partir de sua experiência conta-nos que toda dor tem um propósito e às vezes o idólatra coração humano é capaz de tomar até mesmo a cura como um ídolo.
Força para Vencer | Acolhimento
Você sabe o que significa “acolher”? Sente-se acolhido pelas pessoas ao seu redor? Sente que tem tido sabedoria em como acolher ao seu próximo? Como acolher e ser acolhido?
Todos passamos por problemas e dificuldades – isso faz parte da vida humana – todavia, há situações em que uma ajuda é necessária e indispensável.
Mas quantas vezes não sabemos a quem recorrer com esse pedido de ajuda ou não sabemos como oferecer aos que estão necessitados?
Fique tranquilo! Acompanhando a série “Força para Vencer – Acolhimento” você aprenderá a lidar com essas situações – proporcionando a si, e aos demais, a ajuda e o acolhimento necessários.
Força para Vencer | Suicídio
Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa no mundo deseja não mais viver? E a cada 3 segundos uma pessoa tira a própria vida?
Sabia que há mais registros de atentados à própria vida do que de homicídios? E que é a segunda principal causa de falecimento de jovens com idade entre 15 e 29 anos?*
Diante desses dados e de um assunto tão delicado, e, ao mesmo tempo, tão recorrente, o que fazer? Como nos preservar e cuidar dos que estão ao nosso redor? Será que esse é um problema também entre os cristãos?
Sim, e precisamos falar sobre o assunto!
Então acompanhe a série FORÇA PARA VENCER, no canal do YouTube do Instituto Vida para Todos – IVPT