“Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” 2 Ts 3:5

Num dia, animado, no outro, para baixo. Num dia, amável, no outro, mal humorado. Num dia, tranquilo, no outro, agitado. Quem não conhece pessoas assim (se não é uma delas)? Nossos sentimentos e as circunstâncias ao nosso redor são variáveis, mas nossa vida com Deus não pode ser dessa forma. Muitos, ao ouvirem uma palavra numa conferência, por exemplo, tem o desejo forte de praticá-la, mas logo desanimam. Há também aqueles que deixam de ir a uma reunião da igreja por não estarem se sentindo bem no dia, chegando até a parar de reunir.  Porém, Deus quer nos levar a ser firmes, estáveis, constantes como Cristo. Mas como isso poderá ser realidade em nós? Apenas pela fé. Vivemos por fé (Hb 10:38), e não por sentimentos.

A fé é receber algo como uma verdade inabalável. Depois que você crê, aquilo é um fato imutável para você. Não há mais como questionar, duvidar ou calcular se vai dar certo. Essa conversa acabou! Agora, o que você tem que fazer é apenas esperar pela manifestação desse fato. Essa deve ser a nossa atitude para com a Palavra de Deus. Lemos que para Deus não há impossíveis, lemos também que um pouco de fé pode mover montanhas (Mt 17:20). Precisamos crer nisso! Lemos que Seu Espírito habita no interior daqueles que creem Nele (Rm 8:14). A Palavra de Deus é que diz! É um fato, independentemente de seus sentimentos. Também precisamos crer que esse mesmo Espírito que está em nosso interior é que nos faz obedecer a Palavra de Deus. O Senhor nunca disse que devemos servi-lo em função de nossos sentimentos variáveis, antes, vivemos por fé. A Palavra diz para não deixarmos de nos congregar (Hb 10:25), e ela não abre exceções para questões sentimentais.

Precisamos nos lembrar de que nossos sentimentos, além de serem influenciados pela nossa vida caída da alma, também podem ser afetados por Satanás. Portanto, é de grande importância nos vigiarmos, buscando estar sempre no nosso melhor estado de comunhão com o Senhor. Esse deve ser o nosso padrão. Se hoje desanimei um pouco que seja com a vida da Igreja em relação a ontem, preciso logo buscar a presença do Senhor, contemplando a Sua palavra. Isso é segurança pra nós!

Quanto mais conhecermos nosso Deus, mais confiança em Sua Palavra teremos. Precisamos ter a prática de orar e ler a Palavra todos os dias. Isso fará nossa fé crescer.