Quando se fala de Vida Social, em nossa mente surgem vários temas. Não é mesmo? Mas, fiquem tranquilos, pois no decorrer desta série vários assuntos serão tratados, muitos jovens serão aconselhados e diversas dúvidas serão eliminadas. Por isso, acompanhe essa bênção!

Introdução – Série “Vida Social”

“Existem sofrimentos necessários, mas há aqueles que você escolhe passar.” Lembra-se dessa frase? Ela será o tema central da nossa nova série: “Vida Social”. Nosso objetivo é transmitir a você, querido jovem, a importância das nossas escolhas e a influência que elas causam em nossas vidas. Fomos motivados a detalhar fases que todo cristão enfrenta no seu dia a dia, apresentando um ciclo de relacionamentos diários que enfrentamos, e como mantê-los em equilíbrio. Pois em 1 Co 10:31 diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”

Na inauguração da nossa série, começaremos com o tema: Ambiente. Talvez, você esteja pensando… O que isso tem a ver com relacionamento? Já parou para pensar que o ambiente é o “ponto zero” para começar a nos relacionarmos?

Ambiente – Você está influenciando ou sendo influenciado?!

Na infância éramos controlados pelos nossos pais e eles sabiam cada passo nosso. Porém, o tempo passa, crescemos e os ambientes vão mudando. Assim, decisões que antes eram tomadas por nossos pais, passam a ser tomadas por nós. Não estou dizendo que crescemos e agora não precisamos mais deles, ao contrário, agora a necessidade é bem maior. O peso da responsabilidade que antes estavam apenas sobre os pais, também se encontram sobre nós. E a Palavra nos orienta: “Não removas os antigos limites que teus pais fizeram (Pv 22:28).” Mas, sobre esse relacionamento com os pais falaremos em uma outra hora.

Alguns nasceram e cresceram no ambiente da igreja; porém, outros não, pois conheceram esse ambiente depois. O ambiente da igreja é como a nossa casa, onde nos sentimos acolhidos, protegidos e sem riscos. Bom seria, se durante toda a nossa vida pudéssemos viver somente nesse ambiente. Entretanto, sabemos que não é assim, estudamos e trabalhamos em lugares que não nos levam para Deus. Porém, o viver da igreja pode ser levado para onde quer que formos.

O ambiente da igreja é como a nossa casa, onde nos sentimos acolhidos, protegidos e sem riscos. […] o viver da igreja pode ser levado para onde quer que formos.

E, como introduzir esse viver? Como lidar com novas situações? Afinal não estarei mais em todos os lugares que os meus pais e irmãos da igreja, e consequentemente pessoas novas, no meu meio, surgirão. É… eu sei… Nos relacionamos em todo lugar com todo o tipo de pessoas. Percebeu um alerta de risco? Não?! Pois aí está o problema! É tão comum nos relacionarmos com as pessoas, que não percebemos como somos influenciados pelo ambiente que nos encontramos. Tudo passa desapercebido, pois estamos envolvidos.

É tão comum nos relacionarmos com as pessoas, que não percebemos como somos influenciados pelo ambiente que nos encontramos.

Você já passou por algum momento em que se encontrou dando risadas em brincadeiras inapropriadas? Ou participou de conversas não muito agradáveis? Então, esse é o peso da influência que o ambiente tem sobre você! O Senhor Jesus sabia que passaríamos por todas essas coisas e, por isso, fez a seguinte oração em João capítulo 17, no versículo 15: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.” Bom seria que o nosso Senhor orasse pedindo ao Pai que nos tirasse desse mundo, mas não foi bem assim. Ele viveu aqui na Terra deixando-nos um modelo a seguir e espera que vivamos por ele, influenciando aos outros a ter, também, esse viver modelo. Que tal, influenciarmos o nosso ambiente, em vez de sermos influenciados? Deus nos criou para dominar e não para sermos dominados! (Gn 1:26).

O Senhor Jesus sabia que passaríamos por todas essas coisas e, por isso, fez a seguinte oração em João capítulo 17, no versículo 15: “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal”.

[…] Que tal, influenciarmos o nosso ambiente, em vez de sermos influenciados? Deus nos criou para dominar e não para sermos dominados! (Gn 1:26).

5 Dicas para influenciar o ambiente em que você se encontra

Vejamos alguns pontos que você pode praticar para que passe a influenciar o ambiente em que se encontra:

  1. Observe o ambiente. O apóstolo João observava os discípulos de Jesus, principalmente Pedro, e aprendia lições valiosas com eles. A observação fará com que você aprove o que é agradável ao Senhor. (Ef 5:10)
  2. Ore pelas pessoas que se encontram naquele lugar, principalmente as mais próximas de você, consagrando-as a Deus. Esse é um princípio muito importante. Jó, enquanto orava pelos seus amigos, sua sorte era mudada. (Jó 42:10)
  3. Ore, pedindo a Deus um companheiro espiritual, e juntos terão mais força e oportunidades de vencer as situações, no Senhor. (Ec 4:10)
  4. Mostre quem você é! Um filho de Deus. Não importa o lugar, mostre sua identidade. José não teve medo de mostrar quem ele era, mesmo em terra estranha mostrou em quem ele cria. E, Deus sempre estava com José em tudo o que fazia. No fim, ele governou o Egito. (Gn 39:2)
  5. Ore por você mesmo! Para que o Senhor te guarde naquele ambiente, e para que a expressão dEle em você, seja plena. Pois, fostes chamado e enviado para anunciar a Palavra de Deus! (Lc 4:43)

Esses cinco pontos farão toda a diferença! O ambiente se tornará propício e equilibrado. Deus permitirá que se aproximem apenas pessoas com um coração para Ele, que desejam estar com Ele. E se caso outros se aproximarem, você será tratado com admiração e respeito, porque as pessoas saberão quem você é. Percebe? O Senhor, por meio de você, estará dominando o ambiente. Sua atitude de consagrar o ambiente a Deus abriu espaço para o Senhor administrar todas as coisas (Pv 16:3).

Esses cinco pontos farão toda a diferença! O ambiente se tornará propício e equilibrado. Deus permitirá que se aproximem apenas pessoas com um coração para Ele, que desejam estar com Ele. E se caso outros se aproximarem, você será tratado com admiração e respeito, porque as pessoas saberão quem você é.

Jovem, talvez seus pais e irmãos da igreja não se encontrem na maioria dos lugares que você, porém Deus está em todos eles, dentro do seu ser. O Senhor está apenas esperando ouvir o Seu nome ser chamado para o centro. Não deixe o Senhor de fora, mas introduza-O. (Zc 2:10).

Quando ocorrerem convites, há lugares que não agradam ao Pai, mesmo que tenha uma vontade imensa de sua parte de querer aceitá-los… Sempre, antes de cada lugar que você for, pergunte ao Senhor: – O Senhor irá comigo? (Ex 33:15) Antes de cada decisão, pergunte: Senhor, isso me trará para mais perto de ti? Atitudes como essas mudarão todo o quadro de relacionamentos da sua vida.

Jovem, talvez seus pais e irmãos da igreja não se encontrem na maioria dos lugares que você, porém Deus está em todos eles, dentro do seu ser.

Sempre, antes de cada lugar que você for, pergunte ao Senhor: – O Senhor irá comigo? (Ex 33:15) Antes de cada decisão, pergunte: Senhor, isso me trará para mais perto de ti?

Jovens, precisamos manter nossa posição! Fazemos parte da cultura cristã, temos um modo de vida a seguir. A nossa apresentação a sociedade é fundamental para obter êxito na influência de um ambiente. Mas, disso falaremos no nosso próximo capítulo! Não perca!

Se você gostou desse texto, lembre-se de compartilhar em suas redes sociais e de deixar seu comentário.

Acesse também outros textos da série:

[su_slider source=”taxonomy: post_tag/369″ link=”post” target=”blank” width=”720″ height=”480″]

Jesus é o Senhor! Até o próximo post. 🙂