Alegrai-vos sempre no Senhor (Filipenses 4:4) é um versículo conhecidíssimo. Leia o texto e entenda o real significado por trás de tudo o que Paulo diz ali.

Quem Não Pratica o “Alegrai-vos Sempre no Senhor” Se Entrega ao Chororô

“Irmão, a semana foi tão ruim que ontem, em vez de vir pra a reunião, fiquei em casa só curtindo a bad. Eu não tava a fim”.  Essa fala soa familiar para você? Muitos hoje voluntariamente assumem a posição do chororô diante das dificuldades e se esquecem de Deus, que é força e alegria nas provações.

Paulo enfrentou naufrágios, picadas mortais de cobras e tortura. Foi perseguido e preso por ser um cristão ativo. Mesmo assim, no cárcere, ao escrever para os irmãos de Filipenses, o apóstolo afirma que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação (Filipenses 4:11). Por que ele diria isso?

As Características de Quem Vive o Versículo “Alegrai-vos Sempre no Senhor”

Primeiro, Paulo tinha uma visão espiritual e havia sido obediente a ela (Atos 26:19). Jovem, o que seus olhos têm visto? Uma visão do mal ou uma visão espiritual? Que tal diminuir o tempo da TV, da Netflix, do YouTube e dos livros seculares e investir tempo em ver Deus lendo a Bíblia e os livros espirituais, e orando? Veja Cristo brilhar para você e, então, sua luz irá brilhar (2 Coríntios 4:6, Filipenses 2:15).

Segundo, Paulo entendia que a verdadeira felicidade tem Cristo como centro, daí o motivo de Ele mesmo nos dizer: “Alegrai-vos sempre no Senhor”, e ainda repete: “no Senhor” (Filipenses 4:4). Jovem, o contentamento de um cristão não pode vir da zoeira. A origem da nossa alegria é  Cristo!

Terceiro, Paulo sabia que a alegria é mandamental. Ao usar o verbo no imperativo, o apóstolo ordena ter comunhão com Deus, pois a alegria é fruto do Espírito (Gálatas 5:22).

Quarto, Paulo experimentou que ser feliz é ultracircunstancial. Em meio às algemas, Paulo declara que se alegra porque tudo o que lhe aconteceu cooperou para o avanço do evangelho, o qual está sendo pregado com bravura (Filipenses 1:12,18). Não deixe as circunstâncias guiarem você ao choro, veja o quadro geral positivo, lembre-se de motivos de gratidão que você possui e se alegre (v. 3).

“Alegrai-vos Sempre no Senhor”: Ser Cristão é Ser Feliz

A verdadeira alegria não está nas coisas passageiras do mundo. O sorriso sincero está na satisfação permanente que a vida divina proporciona. Somente Deus pode preencher a eternidade em seu coração (Eclesiastes 3:11). Por isso, se você passar por uma semana ruim, volte-se ao Senhor, encha-se do Espírito, procure os irmãos. Encontre a felicidade para proclamar “tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13) e, então, fique cheio de disposição vinda da vida divina!

Nessa hora, em vez de curtir a bad, comece a curtir Cristo; em vez de ficar em casa, vá para a reunião; em vez de remoer a dor, vá ao encontro da felicidade. Creia: ser cristão é ser feliz! Reconheça: no momento da tristeza, não adianta correr para outro. A saída segura é Jesus. Ele tem as palavras da vida eterna que tem poder para tornar o dia a dia em uma alegria completa (João 6:68, 15:11). Curta Jesus, corra para Sua presença. Sorria… você está sendo fortalecido!

Alegrai-vos Sempre no Senhor

Uma versão deste texto foi publicada no Jornal Árvore da Vida (JAV), um periódico cristão mensal com diversas colunas. Clique aqui caso queira saber mais sobre o JAV ou clique aqui para fazer sua assinatura desta maravilhosa ferramenta.