“Dois caçadores conversavam:
– Nesse final de semana eu estava caçando uma onça, porém, ela percebeu minha presença e veio correndo em minha direção. Quando chegou bem perto e estava se preparando para dar o bote, eu dei um grito com todas as minhas forças. Ela se assustou e fugiu, por isso estou vivo!
– Que mentira!
– Não é mentira! Você não acredita em mim? Você é meu amigo ou amigo da onça?”
Essa história é uma das explicações para a origem da expressão “amigo da onça”, que é como chamamos o amigo falso. Cara, você conhece alguém com um amigo assim? É ruim demais… São amigos em quem não se pode confiar, que na frente se fazem de bonzinhos, mas pelas costas falam mal. Muitas vezes, não se percebe essa falsidade enquanto o suposto amigo não mostra as garras na sua frente. O pior é confiar na pessoa por muito tempo e depois descobrir que aquela confiança toda tinha sido jogada no lixo.
Ser um amigo falso é algo terrível! Porém, também existem amigos da onça que parecem muito bonzinhos. Eles não falam mal, mas se aproveitam da inocência e levam a fazer o mal junto com eles. Com isso, quem é certinho acaba fazendo as coisas erradas porque quer fazer parte do grupo, quer ter amigos e não vê outra forma além dessa.
Infelizmente, esses são os mais perigosos amigos da onça, pois suas estratégias são difíceis de perceber. Eles apresentam uma vida gostosa, passageira e que aparentemente satisfaz. Jogam com sua necessidade de aceitação e sua identidade em formação. Daí, você, que é adolescente cristão, esconde o fato de ser filho de Deus e assume a identidade que os amigos do mundo dão. Passa a ser chamado de parça, brother e mano. Entra para o grupinho e, sem perceber, assim como eles, torna-se mais amigo dos prazeres que amigo de Deus (2 Timóteo 3:4), abraça o mundo e fecha a porta na cara de Jesus!
Brother, amigos são importantes, mas eles não podem definir você! Não são seus amigos que devem definir você, mas você é quem deve definir seus amigos. A Bíblia nos fala que a finalidade dos amigos é nos tornar cada vez mais afiados, pois assim como o ferro afia o ferro, um amigo afia o outro (Provérbios 27:17).
Infelizmente, há muitos amigos da onça que estão fazendo o contrário, estão tentando fazer com que você se torne ferro cego, sem corte e sem utilidade. Eles estimulam você a se rebelar contra Deus, seus pais e seus professores. É por isso que a Bíblia revela que quem é amigo do mundo é inimigo de Deus (Tiago 4:4).
Pense sobre esse assunto. Assuma sua identidade como cristão, e deixe a convicção de saber que você é filho e herdeiro de Deus governar sua vida. Redefina suas amizades e, se for difícil, peça a Deus que ajude você. E, é claro, você também pode buscar força com seus líderes da igreja, seus pais e até os amigos cristãos. Se ligue: tome uma atitude antes que o falso amigo te dê como comida para a onça!